segunda-feira, 12 de julho de 2010

Os próximos palcos da copa


Os campos do Brasil ainda não recebem a atenção que merecem, embora já existam profissionais brasileiros qualificados e atuando na área.

Que daqui a quatro anos o Brasil sediará a copa do mundo todos nós sabemos e para que o show seja garantido é preciso ter um estádio em perfeitas condições, muito diferente das encontradas hoje.

O engenheiro e agrônomo Artur Jorge de Melo diz que nossa copa pode ser importante para o olhar de gestores em relação ao gramado. A FIFA já divulgou às cidades sedes, e quanto as recomendações para a melhora dos gramados, Artur diz que elas não são perfeitas, mas são um grande passo no sentido de proporcionar melhorias.

Assim, acreditamos que com o evento, todos irão passar a ver o gramado, tanto dos estádios quanto dos centros de treinamento como o básico do evento, dando mais importância, o que não podia ser diferente, pois um jogador de alto nível passa em torno de 80% de sua vida profissional nos gramados.

Desde 1990 os campos de futebol do mundo passaram por melhorias, o que fez aumentar bastante o número de profissionais no ramo, especialmente o número de engenheiros agrônomos que atuam na área com experiência internacional.

“ Podemos realizar a copa de melhores palcos, temos tecnologia, potencial humano e clima para isso, o resto é vontade política”, diz Artur.

A maioria dos estádios brasileiros foi construída há mais de 20 anos, e muitos deles, até hoje não tiveram sequer uma reforma. Por isso apresentam uma diferença tecnológica e estão em péssimas condições, oferecendo riscos a integridade física dos atletas.

A solução para a diferença ainda encontrada em nossos gramados começa em reformas nos estádios mais antigos, usando conceitos, técnicas e materiais modernos, mas tudo isso só é possível com regularidade, conscientização e vontade política. Não existem diferenças tecnológicas por carência de profissionais do ramo, eles hoje em dia tentam infundir aos dirigentes de clubes a importância dos gramados como equipamento básico.

Mas o que um campo de futebol deve ter para ser perfeito?

O campo de futebol perfeito deve ter um bom projeto, estar localizado em áreas que permitam a entrada de luz e ar no gramado, não deve ter buracos nem desproporções que possam representar riscos aos atletas ou a trajetória da bola. O gramado deve ter também um excelente sistema da drenagem e ter sempre manutenção feita por técnicos especializados utilizando as máquinas mais adequadas.

Conforme as exigências da Fifa para sede de Copas do Mundo ou eventos internacionais as arquibancadas devem ser totalmente cobertas.
Daí a questão, se cobrir a arquibancada, porque não o campo todo.Não deixe de fazer o seu comentário, nós do High tech queremos a sua opinião!Gostou da matéria? você é a favor da cobertura nos gramados? Ou prefere o ditado de que o bom jogador joga bola até na chuva ? A sua opinião é o que importa.

Um comentário:

  1. Gostei da matéria, mas acho q os estádios deveriam sim ter a cobertura, pq atrapalha muito
    os jogos, deixando o campo k nem uma piscina!!!coisa horrivel :P

    ResponderExcluir