domingo, 8 de agosto de 2010

Confronto Digital 6: Televisões

Olá pessoal! Demorou mas saiu, hoje nós estreamos o nosso novo confronto digital, o confronto digital de Televisões! Qual será mais vantagem? LCD, LED ou Plasma? Confira aqui o nosso confronto e nossas recomendações de TVs!

Televisões:








Uma televisão emite imagens e sons de um lugar direto para a sua casa, podendo ser gravado ou ao vivo, é uma invenção que muitos consideram magnífica, pois além de ser um meio de comunicação de massas muito grande essa tecnologia ao longo dos anos criou muitos empregos.

As TVs a cada ano que se passa evolui, seja em qualidade de imagem, uma tela maior, qualidade de som e o espaço que ocupa. Além dessas melhoras, as empresas agora buscam ajudar o meio ambiente (e os seus custos de produção, claro) criando TVs que consomem menos. Vamos conhecer um pouco mais sobre a sua história aqui no Brasil.

História:

O surgimento da Televisão no Brasil foi-se em 1950, e uma das primeiras emissoras foi a TV Tupi e ao longo dos anos 50 foram surgindo novas emissoras, como a TV Record que está até hoje como uma forte emissora de TV.

As TVs nessa época eram muito limitadas e poucos possuíam uma, como na imagem abaixo, as TVs dos anos 50 eram em preto e branco.


Nos anos 60 há um boom no número de televisores no Brasil, passando de 200mil no começo da época para mais de 3 milhões e os investimentos de empresas em publicidade e propaganda nas TVs já tornam o primeiro colocado na época, ganhando inclusive para o jornal por uma boa margem.

Nos anos 70 começam a surgir as TVs em cores no Brasil, com cerca de 15 anos de atraso para os Estados Unidos, que no início dos anos 50 já possuíam imagens coloridas.







Além de evoluir nesse quesito de imagens à cores, mais de 30% dos lares de todo o Brasil possuíam TVs.

Nos anos 80 houve também um tremendo salto, com as emissoras de TV conseguindo cobrir o país todo com as tvs, além de apresentarem um grande lucro pela publicidade. Existem mais de 30 milhões de aparelhos de TV no país, sendo mais de 10 milhões coloridas.

Nos anos 90 e 2000 foi um impulso impressionante de TVs nos lares das pessoas do Brasil, começam a aparecer TVs com tamanhos bem maiores, além do aparecimento das TVs em alta definição em testes nos EUA nos anos 90 e nos anos 2000 já tornando-se realidade para muitas pessoas tanto lá quanto aqui no Brasil. Hoje temos TVs de LCD/LED/Plasma além das TVs convencionais que dominam o mercado brasileiro, mas a cada ano que se passa o número de TVs finas cresce e o desejo dos consumidores. Com a copa de 2014 chegando muitos já preparam o dinheiro ou até mesmo uma TV nova para assistir o seu jogo da melhor forma possível.

LED X Plasma X LCD : Qual vantagem?

Vamos começar analisando uma por uma, resolvemos tirar as TVs convencionais( de tubo) porque já não valem mais a pena, os preços de uma TV de 32” já está quase parecido com os das TVs de tubo e as TVs de 26” estão com preços muito bons também, então não vemos motivos para a recomendação de uma TV de tubo.

Antes de falar sobre as TVs vamos falar um pouco sobre alguns conceitos que definem a melhor imagem:

Brilho: O brilho define a melhor iluminação numa cena da TV, ou seja, quanto mais brilho, mais iluminação além de enxergar uma imagem melhor, mais nítida

Contraste: O contraste define o quanto preto uma TV pode mostrar, ou seja, quanto mais contraste melhor, pois nos mostrará uma diferença nas cores, ou seja, quanto mais contrastes cores mais reais.

Full HD: Uma TV Full HD quer dizer que em todas as suas sáidas ( vídeo composto, AV, VGA e HDMI) podem ser transmitidas imagens em Full HD(resolução de 1920x1080). Uma TV que não é qualificada Full HD tem limitação em alguma saída dessas, isso geralmente não é um problema, pois na saída mais importante (HDMI) a maioria das TVs atuais reproduzem imagens em Full HD.

Matriz Ativa: Recomendamos uma TV/Monitor que possua Matriz Ativa, pois isso faz com que você possa ver a TV de vários ângulos sem perder a qualidade da imagem, geralmente as TVs atuais possuem isso.

Hz: Quanto mais Hertz uma TV possui, quer dizer que ela pode enviar mais quadros por segundo, por exemplo, você possui uma imagem de 120 Hertz, porém sua TV só possui 60hertz, ela poderá passar a imagem somente a 60 Hertz ou 60 quadros por segundo. Lembramos a vocês que o olho humano sente diferenças na velocidade de um vídeo abaixo de mais ou menos 30 quadros por segundo, ou seja, se você não for usar algum recurso 3D(que necessita de uma TV de 120hertz porque o 3D faz com que a TV gere 2 perspectivas para mostrar profundidade, ou seja, 2x 60 Hertz no geral) você não precisa de uma TV com mais de 60hertz.

MS: Ms é uma unidade de medida do tempo de resposta de uma TV, por exemplo, você está jogando videogame, se a TV possui 2ms você terá uma resposta de 2ms atrasado ao que o videogame está mandando a imagem para a TV, o que pode fazer uma pequena diferença em jogos como guitar hero. Recomendamos uma TV com no mínimo 2ms ou um número abaixo, para que o tempo de resposta seja melhor, em um jogo de futebol uma TV de 8 a 16ms pode fazer com que apareça sombras nos bonecos em campo ou até mesmo defeito nos gráficos.

Recursos Adicionais: Se você precisa de recursos adicionais como Bluetooth, acesso à internet e HD interno para gravação de novelas ou outra programação você deve ficar atento com a escolha de sua TV, pois elas não possuem a opção de compra de um HD externo, somente um gravador de DVD. Algumas TVs já possuem conversor de sinal digital integrado, isso é bom porque eles estão cada vez mais escassos e caros.

Plasma



As TVs de plasma são TVs que tem normalmente um alto contraste, sempre mostrando cores fortes e mais nítidas, além de serem mais baratas que as TVs de LCD e de LED, porém alguns problemas podem impedi-lo de escolhê-la.

Pontos fortes:

-Possuem tamanhos de 42” até mais de 50”;
-As definições de cor são muito boas;
-Possuem preços acessíveis;
-Possui Full HD nas saídas HDMI de todas, além de algumas serem Full HD.

Pontos Fracos:
-Consome muita energia comparada às concorrentes;
-Mais pesada;
-Sua tela é muito espelhada, só é boa numa sala escura;
-Mais difíceis de serem encontradas no mercado;
-Alguns modelos tem duração menor que as de LCD/LED.





LCD


As TVs de LCD vieram para corrigir alguns erros graves da TV de Plasma, porém ainda possuem algumas limitações perante suas irmãs mais velhas.

Pontos Fortes:

- Possui boa economia de energia;
-Seu preço está caindo, chegando no preço de uma TV de Plasma;
-Os seus visores não ficam espelhados como os de Plasma;
-São leves.

Pontos Fracos:

-Alguns modelos possuem duração menor que os das TVs de Plasma/LED;
-Nem sempre sua imagem é tão boa quanto às imagens de uma TV de Plasma/LED;
-Alguns modelos custam muito caro;

LED






As TVs de LED são as TVs com a melhor relação imagem X benefícios, porém não tanto quando dizemos custo X benefício.



Pontos Fortes:



-São super finas, como na imagem acima e abaixo;
-Suas imagens possuem qualidade incrível, comparada às imagens das TVs de Plasma;
-Todos os modelos são Full HD;





-Consomem muito pouca energia;






Pontos fracos:

-Seu preço ainda é altíssimo, mesmo nas TVs de 42”;

Modelos Recomendados:

Recomendações:

Nós do Nave High Tech faremos algo um pouco diferente desta vez, não recomendaremos uma televisão, pois varia muito do gosto da pessoa como o design, a cor, e o ambiente que ficará na sua casa. Recomendamos que você compre uma TV de LCD, pois no geral ela ganha com um preço bom e algumas vantagens em cima das TVs de Plasma, porém se você colocará a TV numa sala totalmente escura a Plasma é a melhor opção pela sua qualidade de imagem melhor que as de LCD e as vezes melhor que a de LED, além do que pelo preço que você pagaria numa TV de LED você pode pegar uma TV muito maior de Plasma ou até mesmo de LCD.

Próxima semana:

Na próxima semana falaremos sobre Home Theaters e aparelhos de sons em geral, se você pretende comprar um aguarde até o nosso confronto digital da próxima semana! Fique atento ao nosso blog pois essa semana ele estará a mil! Abraços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário