Que tal bater uma bolinha e depois de alguns minutos com a mesma bola, acender uma luz? Pois é, agora isso é possível! Estudantes americanos criaram uma bola capaz de armazenar energia de forma que dentro de alguns minutos jogando a bola seja capaz de acender uma pequena luz ou algo parecido.
Após uma partida de 15 minutos a bola, que se chama Soccket, captura energia suficiente para iluminar um pequeno led, isso acontece porque dentro da bola existe uma bobina elétrica que armazena energia.
Uma bobina elétrica é um dispositivo capaz de armazenar correntes elétricas, e com o movimento da bola acumula-se energia. E o mais legal é que a bola, mesmo com esse dispositivo inserido, continua com o peso padrão para o esporte, ou seja, a bola não sofreu nenhuma alteração.
Essa bola é ao mesmo tempo um divertimento e uma fonte de energia portátil.
A soccket foi testada em periferias de Durban, na África do Sul e em Nairobi, no Kenya. Eles escolheram esses países porque os jovens que criaram esse projeto têm como intuito ajudar as pessoas mais pobres que possuem dificuldade ao acesso à energia elétrica.
As crianças aproveitam o dia para brincar com a bola e armazenar bastante energia, para quando precisar dessa energia à noite, por exemplo, ajudar a família em alguns trabalhos escola ou doméstico, acendendo lâmpadas ou utilizando outros dispositivos elétricos.
A bola não tem previsão de vendas, mas os jovens afirmam que será em breve.
Que ela pode ajudar muitas pessoas é verdade, mas a questão do preço preocupa, pois com o novo dispositivo o preço da bola ficou mais cara, e fica uma dúvida no ar, será que as mesmas crianças que testaram a bola poderão comprá-la? Será que o governo fornecerá essa bola para os que não podem comprar?
E você, o que achou da nova bola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário