domingo, 18 de julho de 2010

Confronto Digital 4:PS3 vs Xbox 360 – Uma batalha de gigantes

Olá, hoje o nosso confronto digital falará sobre os videogames da nova geração! Qual será o mais vantajoso? PS3 ou Xbox 360? Será que a Sony, que é uma empresa tradicional nos videogames conseguirá manter o seu trono de líder no mercado? Será que a gigante de softwares Microsoft conseguirá tirar o trono da Sony? É o que vamos ver!


Agora falaremos um pouco mais sobre o Playstation 3 e seus planos futuros, o sonho de todo o adolescente que gosta de jogar.


Playstation 3
 

O Playstation 3(PS3) foi lançado no fim de 2006, mas só chegou às lojas efetivamente em 2007. Logo no seu primeiro lançamento viram-se também os seus maiores destaques: Um controle sem fio com carregadores, um leitor de Blu-Ray, uma tecnologia que para a sua época custava caro e que hoje em dia já está se familiarizando, acesso à internet sem fio ( ou Wi-fi como preferir) e sua linda pintura na cor Black Piano ( Preto brilhoso, como um espelho ). Mas também foi possível detectá-lo de cara os seus problemas: O console era muito pesado, e no seu lançamento o seu preço era muito alto, era muito pesado, pelas tecnologias novas e seu hardware (peças internas que trabalham na parte gráfica e funcional do videogame). Com isso o PS3 não teve no seu lançamento um sucesso gigantesco como o lançamento do PS2.

Controle





Design tradicionalmente conhecido por todos, só que agora sem fios, uma solução inteligente de a Sony manter o seu controle a mais de 10 anos, pois o seu controle é agradável e a maioria dos jogadores já estão acostumados com o seu formato. Esses controles vêm com bateria de fábrica, e seu conector para a recarga é mini USB, um formato basicamente universal.

Tecnologias:

O maior atrativo do PS3 hoje em dia é o seu leitor de Blu-Ray, que permite assistir filmes em alta definição e com a qualidade de imagem que todos já conhecem da Sony, uma excelente desenvolvedora de TVs e aparelhos reprodutores. Seu controle também chama atenção, além de todos os modelos terem HD integrado, ótimo para o uso reduzido do seu leitor, que muitos consideram frágil. O PS3 também possui rede Wireless, para acesso à internet sem fio de sua casa, para conexão à internet.

O futuro do console




O futuro é agora para a Sony, que pretende embalar o console nas vendas com o seu novo lançamento, o PS3 Move, um controle sensor de movimentos similar ao encontrado no Nintendo Wii, porém com uma precisão muito maior. Com o preço recomendado de $50, o PS Move pretende contagiar jogadores do mundo inteiro. Por enquanto, não há muitos jogos prontos que usem essa tecnologia, porém no futuro será muito mais usado.

Já em relação ao console, temos boas notícias para os compradores. É estimado que a Sony pretenda lançar um novo Playstation somente em 2013, depois do lançamento dos concorrentes, ou seja, quem comprar um Playstation 3 terá uma vida longa, visto que o Playstation 2 já está no mercado cerca de 10 anos, e não para de ser lançado jogos para ele.

Versões:

O Ps3 possui duas versões: A PS3 original, com a pintura preta brilhosa (à esquerda da primeira foto), e a Ps3 Slim, com a pintura preta fosca (à direita da primeira foto). Apesar de parecerem consoles muito diferentes, eles têm as mesmas características, mudando um pouco somente no espaço interno. O PS3 comum atualmente está mais difícil de ser encontrado, devido a uma grande preferência do modelo Slim.

Vamos falar agora do console Microsoft Xbox 360.

Xbox 360




O Xbox 360 é a evolução do antigo Xbox, que fez com que a Microsoft desse entrada no mercado de videogames, o antigo Xbox foi um bom sucesso, mas sofria com a concorrência pesada do Playstation 2, que está até hoje no mercado vendendo muito bem.

Esse console possui hardware para rodar os jogos muito bom, superior ao do PS2, Wii e obviamente do antigo Xbox. Desenvolvedores de jogos dizem que programar jogos para o Xbox 360 é mais fácil do que fazer jogos para o Playstation, isso é uma vantagem importante. A qualidade de imagem é muito boa, já tem suporte à HDMI, ou seja, os desenvolvedores podem fazer jogos em alta definição.

Na sua versão à esquerda, existem opções de troca de cores do videogame, chamadas Face Plates, se quiser trocar a tradicional frente dele é muito fácil pois são apenas travas de plástico.

Problemas resolvidos nas versões de 2009 e 2010

No seu lançamento em 2005 houve um grande alvoroço, pois lançou-se um concorrente à altura do PS3, estava no mercado o grandioso Xbox 360. Com dois principais fatores para a sua escolha ( Menor preço e seu desenvolvedor) as suas vendas foram incríveis, ultrapassando o PS3. O que os clientes que compraram o vídeo-game não esperavam era que a maioria dos videogames lançados de 2005 à 2008 fossem dar defeitos, isso mesmo galerinha, a maioria dos videogames Xbox 360 fabricados em 2007 e 2008 ( cerca de 70% ) deram defeito, chamada de 3RL, pois como na imagem abaixo o videogame acendia 3 luzes vermelhas indicando algum defeito:


Porém, com o lançamento dos videogames do segundo trimestre de 2009 até os videogames de hoje ouve o conserto desse problema, então recomendamos a todos que comprem um Xbox 360 que tenha sido fabricado a partir de março e abril de 2009, para sua menor dor de cabeça, apesar da Microsoft ter dado uma garantia de três anos à todos os consoles Xbox 360, recomendamos prevenir do que remediar e não ter que esperar 1 mês para a troca do seu console.

Controle



O controle do Xbox 360 é muito parecido com o controle do PS3, só alguns detalhes e o nome dos botões são diferentes. Também é sem-fio, porém vem com pilhas em vez de baterias. Apesar de não vir com pilhas, o legal dos controles de Xbox 360 é que eles podem ser modificados, trocando as suas cores como os modelos citados acima. Sua conexão para a recarga é uma exclusiva do Xbox, mais um ponto negativo de um controle que tinha tudo para ser um sucesso.
Tecnologias:



Comum:

É um videogame relativamente simples, não possui rede wireless para acesso à internet sem fio, não possui leitor Blu-Ray, porém é um videogame que tem a opção de sincronização com o computador, isso é muito bom porque o acesso aos arquivos do computador que está no seu quarto na sua sala, por exemplo, é muito eficiente, funcionaria como um reprodutor de músicas via rede com fio, ou por rede sem fio se você comprar a rede wireless que fica à parte.

Slim:


Na versão  Slim o Hd interno é maior, é bom porque força menos o leitor do aparelho que é muito frágil, possui rede Wireless que permite acesso à internet, possui suporte ao Kinect, que já falamos aqui no blog e falaremos aqui nesse confronto também e as outras características do Xbox comum.


O futuro do console



O futuro do Xbox 360 é muito promissor por esse aparelho acima, o Kinect, que já foi falado aqui no nosso blog. Para saber mais, clique aqui.

Com a tecnologia de sensores do Kinect, a Microsoft entrará no mercado onde nenhuma desenvolvedora de videogames chegou ou está perto, e essa será uma imensa vantagem para a gigante de software. Com o preço entre $150 e $199, o Kinect mesmo com um preço alto, se tiver bons jogos para aproveitar tal tecnologia será muito vendido.

Já em relação ao console, a Microsoft está querendo aposentar a versão comum, pois não tem um chip que possui no Slim para o melhor funcionamento do Kinect, porém a versão Slim está tomando o mercado, e é bem capaz de que com o lançamento do Kinect que está marcado para Novembro os preços das versões slim abaixem.

Correndo por fora – Nintendo Wii
O Nintendo wii, que é um console que foi lançado em 2006 corre por fora na briga desses gigantes, porém é o console dessa última geração que mais vendeu? Por quê? Simples! O console Nintendo Wii atingiu o mercado onde nem o Xbox 360 e nem O PS3 havia atingido, que é o mercado infantil! Com seus jogos mais divertidos ( como Mário e Smash Bros ) e seu controle sensor de movimentos, o Wii contagiou todas as crianças do mundo, e agora os desenvolvedores da Sony e da Microsoft correm atrás para tentar atingir esse nicho de mercado, com o PS Move e o Kinect.


O Wii custa em média 600,00. Para a sua fabricante o console sai muito mais barato que os consoles da Sony e Microsoft, pois possui um hardware simples em comparação ao concorrente, ou seja, o console Nintendo Wii rende muito mais lucros que o Xbox 360 e o PS3.

Agora que foram apresentadas as características principais, iremos comparar alguns fatores importantes dos aparelhos Xbox 360 e PS3:


1 - Conexão à internet


Os dois aparelhos possuem conexão à internet para download de conteúdos exclusivos e atualizações dos aparelhos, porém a rede do Xbox 360(Xbox Live) é paga, enquanto a rede do PS3 (PSN) é gratuita para os seus clientes.


 


2 - Multimídia
Os aparelhos reproduzem a maioria dos formatos de áudio e video, cada um possui uma vantagem. O Ps3 tem a vantagem de ter um aparelho blu-ray, e o Xbox tem a vantagem que permite uma maior facilidade na conexão com o computador e pendrives. Empate nesse quesito

3
- Jogos exclusivos
Tanto o PS3 quanto o Xbox 360 possuem jogos muito bons exclusivos, o PS3 tem as famosas séries Killzone, God of War e Metal Gear Solid, além do Gran Turismo, já o Xbox 360 possui jogos exclusivos como Gears of War, Forza Motosport 3 e Dante’Inferno. Empate novamente nos exclusivos.

4 - Preços dos jogos
Os jogos atualmente possuem o mesmo preço tanto para Xbox 360 quanto para Playstation 3, então empate nesse quesito.
5- Acessórios
Os acessórios são basicamente os mesmos, controle remoto para assistir DVD, mais controles comuns e os controles diferentes, como volantes, guitarras e tapetes para jogos específicos. Porém, o Playstation já possui o PS Move, e o Xbox 360 futuramente terá o Kinect, que parece ser muito mais promissor que o Move. 
Modelos à venda




Recomendações

Se você não possui muito dinheiro para investir no momento, recomendamos o Xbox 360 Arcade, é um videogame que, apesar de não ser completo possui o Hardware de qualquer outro Xbox 360, e os acessórios você pode comprar separadamente no futuro.
Se você procura investir um pouco mais, recomendamos o PS3 Slim de 120GB, possui um preço bom, tem leitor de Blu-Ray e um bom espaço interno, um console completo, apesar de vir com apenas um controle.
Se você procura investir pesado na compra de um videogame, recomendamos o Xbox 360 Slim ou o PS3 Slim com HD de 250gb, se precisar de um leitor Blu-Ray o Playstation, se não precisar, o Xbox. Vemos mais vantagem no Xbox pois seu futuro com o Kinect é muito promissor, e o Xbox slim já vem preparado para o seu funcionamento, e nesse caso se você não precisa de leitor Blu-Ray é o que indicamos.
Agora se você procura um videogame barato e que seja para crianças de até 12 anos recomendamos o Nintendo Wii, um excelente console para esse nicho de mercado, pois já vem de fábrica o que os consoles da Sony e da Microsoft tem de comprar separado, além de ser mais barato.
Enquete interativa:

Se você possui dicas, dúvidas ou sugestões mande-nos um comentário na matéria, responderemos com o maior prazer.
Próximo confronto digital:
Como de praxe, anunciamos o nosso confronto digital da próxima semana, e dessa vez a batalha será de câmeras digitais! Fique atento ao nosso blog na próxima semana, se está pensando em comprar uma câmera digital espere mais um pouco e escolha a opção certa.
Qual o melhor console para você? Responda à nossa enquete interativa e descubra a resposta!


3 comentários:

  1. VOTO NO XBOX360 SLIM ARCADE( 4GB'S ) EU TENHO 11111111111111111 AUSHAUHSHAUHSHHAUS MEU CUNHADO TROUXE DOS EUA...4 CONTROLES SEM FIO...ETC...É SHOWWWWWW TOUCH SCREEN PS BOTOES DE LIGAR E ABRIR BANDEJA , UHU GO GO XBOX!

    ResponderExcluir
  2. Xbox 360 ;D melhor qualidade de imagem... frames caem menos ocupa menos espaço é mais leve e pratico ;D e o controle é melhor.

    ResponderExcluir